sexta-feira, 25 de maio de 2012

Plano de Aula

Olá Pessoal,
Hoje vamos aprender a trabalhar o respeito com as nossas crianças da pré- escola de uma maneira gostosa e muito divertida.
Esse trabalho foi desenvolvido em uma escola municipal de educação infantil pública.
Objetivo: Conscientizar as crianças através do lúdico sobre a importância do respeito em sala de aula.
Material: Livro de História:  Qual é a cor do amor ?
Série: EMEI (Crianças de 4 à 5 anos)
Roteiro: No início da aula conte a história infantil: Qual é a cor do amor ? O Conteúdo desse livro é muito rico porque narra a história de um elefantinho que estava curioso em saber qual era a cor de amor, insatisfeito saiu para perguntar para todos os animais da floresta ..... A história ilustra que a cor do amor é nos que escolhemos, pois o amor está em todas as cores. Então, devemos amar todas as pessoas, sem discriminar cor, etnia ou religião. 
Depois de contar a história é importante conversar com os alunos um pouco sobre a importância com seus alunos sobre a importância de respeitar seus colegas de classe. Nessa aula percebi claramente pelas respostas que as crianças já conseguem compreender o conceito de respeito e, portanto, devemos trabalhar com nossas crianças as atitudes de desrespeito com nossos alunos como, por exemplo: xingar, bater, ofender com apelidos sobre sua maneira de ser: magro, gordo, usa óculos, negro.
A atividade sugerida nessa aula foi colorir um desenho para representar qual era a cor do amor para cada criança.

Fomos ao pátio realizar uma dinâmica com paraquedas, que aconteceu da seguinte maneira, a brincadeira que todos nós já conhecemos, elefante Colorido, as crianças formaram uma roda e juntos erguemos o paraquedas e a criança escolhida gritava:
__ Elefante Colorido
Todos:
_ Que Cor ?
Criança:
_ Escolhia umas das cores do paraquedas

E as crianças que estavam na cor escolhida trocaram de lugar e ao passarem embaixo do paraquedas se abraçaram num gesto de carinho.
Avaliação: Registro das atividades realizadas: na pintura dos desenhos podemos perceber que as crianças compreenderam que o amor está em todas as cores. n Brincadeira vimos a afetividade entre as crianças. Na roda-da-conversa conhecemos a opinião das crianças sobre o respeito e exemplos das suas  atitudes que demonstram o respeito, e o desrespeito. A partir das análises podemos conhecer as dificuldades apresentadas na socialização dessa turma.

Um comentário: